sexta-feira, 25 de junho de 2010

As diretas já representaram um marco para a sociedade brasileira. Nunca antes no Brasil ocorreu movimento em tão grande escala. Mobilizou milhões de pessoas em toda a nação em busca de um objetivo: eleições diretas e democráticas.

O Brasil estava no final da ditadura, já passava por momentos de transformação desde o final dos anos 1970, com a lei da anistia em 1979, pelo qual políticos exilados puderam retornar ao país e tantos outros foram libertos. Em 1983 começaram as primeiras manifestações em favor do voto direto. Essas manifestações começaram só como encontros, mas seguindo alguns meses, muitas das capitais brasileiras estavam minadas de manifestantes pedindo a abertura dos votos.

Como temos neste momento uma ditadura mais branda, a organização das passeatas, se tornaram mais abertas, e movimentando números gigantes, que foram negados pela mídia pró-ditadura, caso interessante foi o da Folha de São Paulo, passando a defender os manifestantes, publicando as manifestações e números, negadas por emissoras de televisão e outros meio de comunicação. Conforme a pressão aumentava, ficava mais evidente que a ditadura não se manteria por muito tempo. Portanto pode-se perceber uma migração de vários políticos para o lado dos protestantes, não por não acreditarem mais na ditadura, mas sim pra poderem manter suas praças políticas.

As manifestações transcorrem de norte a sul do país, sendo em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (em São Paulo que ocorre a maior manifestação com maior número de pessoas em território nacional) ocorrem as maiores manifestações.

Em consequência deste evento, em 1985 caí à ditadura (pois neste ano assume um presidente civil), mas as eleições diretas só ocorrem em 1989, 4 anos após a queda do regime militar. Sendo Tancredo Neves eleito por voto indireto, por ter morrido antes mesmo de sua posse quem assume a presidência é José Sarney, que havia abandonado a arena e se juntado a Tancredo. Portanto o movimento da diretas já, conseguiram a abertura do voto nas eleições seguintes.

Por Alexandre Henrique Gerhardt

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 ¡viva la revolución, brasil!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.