sexta-feira, 25 de junho de 2010

O projeto Diário Refluxo nasceu em São Paulo em 2003, a partir de uma idéia original de Peri Pane.

De 28 de agosto a 4 de setembro, ele realizou uma performance em que ficou sete dias sem jogar fora seu lixo pessoal, acumulando garrafas, papéis, vidros, jornais, latas, filtros de cigarro, por fim, todos os tipos de embalagens e restos inorgânicos. Todo lixo era armazenado junto ao seu a corpo, em uma capa especial com 43 bolsos de tamanhos variados.

Como a roupa foi feita de plástico transparente, o lixo ficava à vista de todo mundo. Assim, por onde passava, o chamado homem refluxo causava diversas reações nos outros habitantes da cidade, desencadeando uma reflexão sobre o consumismo nos centros urbanos.

A idéia da experiência foi lançar um olhar diferente sobre a produção industrial e o consumo desmedido de resíduos sólidos a partir da menor célula da sociedade: o indivíduo.

Em 2006, a experiência foi repetida na Espanha, dentro do festival Drap Art, no Centre de Cultura Contemporània de Barcelona. Dessa vez, um casal (Renata Caos e Peri Pane) passou sete dias acumulando seu lixo.

Em 2009, a performance acontece na Itália, a convite do Napoli Teatro Festival Itália

Tudo o que acontecer a Terra, acontecerá aos filhos da Terra. (chefe Seattle)

Por KK Santos
http://www.homemrefluxo.com/br/projeto

COMENTÁRIO
Esse é um exemplo do que um único ser humano pode fazer pela sociedade. Pode parecer pouco, mas este homem causou um impacto muito grande, a nível internacional. Fez as pessoas que passavam por ele refletirem, o quanto de sujeira produziam em uma semana. Ele é um dos grandes exemplos que nem sempre há necessidade de uma multidão para fazer as pessoas reformularem aspectos da vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 ¡viva la revolución, brasil!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.