quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST surgiu a partir da necessidade de promover a reforma agrária. Esse por sua vez é um sistema que visa distribuir terras de forma justa. A partir desse pensamento e da oposição real em que o Brasil se encontra, pessoas que não possuem terras para plantio organizaram um movimento de protesto contra a centralização de terras nas mãos de poucos.

O movimento é organizado em 24 estados brasileiros a partir de comissões de frente que buscam a reforma agrária de forma verdadeira. Cada comissão é responsável pelos setores de saúde, direitos humanos, gênero, educação, cultura, comunicação, formação, projetos e finanças, produção, cooperação, meio ambiente e frente de massa.

Como forma de reivindicação e de fazer valer a reforma agrária, o MST ocupa os latifúndios e se mobilizam em massa de forma que os proprietários fiquem sem maneiras de reagir. Também adquiriu ao longo do tempo características absorvidas de outras lutas sociais em busca dos direitos humanos.

O MST a partir de sua manifestação impactante universalizou sua causa e tornou conhecida a necessidade de fazer valer o direito do homem de ter seu espaço para morar e promover seu sustento e ainda trouxe à tona a ocupação improdutiva de terras por pessoas que visam apenas terem posses.

Existem pessoas que se infiltram no movimento com a intenção de enganar o governo e os próprios manifestantes, somente para obterem um pedaço de chão. Estes, de maneira alguma devem ser considerados integrantes sem-terra.

Por Gabriela Cabral
http://www.brasilescola.com/sociologia/mst.htm

COMENTÁRIO

Sabemos que o MST está longe desta explicação teórica, mesmo assim não podemos desconsiderar o movimento e pessoas envolvidas por estes motivos. Se analisarmos, a reforma agrária poderia ser uma maneira de desafogar as cidades da população desempregada, claro que não poderia retirar esse povo de lá e atira-los no campo sem nenhuma experiência em cultivo da terra, iriam falir antes da primeira safra. Podemos, porém, considerar o movimento à busca de igualdade para os trabalhadores rurais, pelos quais não têm direitos trabalhistas, por não possuirem carteira assinada e outras maneiras de pagar impostos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 ¡viva la revolución, brasil!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.