sexta-feira, 25 de junho de 2010

Após a repressão aos movimentos grevistas desfechada pelo governo de Eurico Gaspar Dutra (1946/1950), as organizações operárias conheceram um novo crescimento na década de 1950. O momento marcante desse ressurgimento das lutas sindicais no país foi a greve dos 300 mil trabalhadores, em SP, no ano de 1953.

Iniciado nas indústrias do setor têxtil, o movimento por aumento salarial e melhorias das condições de trabalho estendeu- se, rapidamente, para outras categorias profissionais, transformando-se em uma greve generalizada.
O movimento, que durou quase um mês, resultou na vitória dos grevistas, com aumento salarial de 32% -principal reivindicação dos trabalhadores.Contudo, os resultados mais significativos do movimento grevista foram a derrubada da lei 9.070, aprovada no governo Dutra e que, na prática, proibia a realização de greves, e o aumento de 100% do salário mínimo, decretado no ano seguinte.

http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia.aspx?cod=81023

COMENTÁRIO
Esta greve é significativa não só pelo tamanho que atingiu, mas por alcançar seus objetivos primários. A pressão exercida pelos operários em sua greve nos mostra motivação, dedicação e organização em suas manifestações. O motivo principal seria o reajuste de seus salários para usufruírem melhor do capitalismo. Vemos que eles não lutam sob bandeiras do comunismo, reivindicações para toda a população. Estão pensando em arranjar o dinheiro para comprar o pão de todo o dia. Temos que observar e não podemos julgá-los por isso, e sim dar apoio, porque foi nesta greve que começa o movimento sindicalista brasileiro. Estes sindicatos sim, buscariam melhores condições para todos os trabalhadores.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 ¡viva la revolución, brasil!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.