sexta-feira, 25 de junho de 2010


Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.

Contando com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Na tentativa de pôr fim a esse triste quadro epidemiológico, o presidente Rodrigues Alves convocou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, de imediato, pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade. Seu projeto, porém, envolvia controvertidas medidas de controle da população e de seus hábitos de higiene.

Por Marco Cabral dos Santos

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u39.jhtm

COMENTÁRIO

Por mais que pareça que o governo era o "mocinho" nesta história, não era. Eles só queriam mais um método para tentar adestrar os habitantes do Rio de Janeiro daquela época. A prefeitura poderia ter feito esta campanha de forma bem mais civilizada e agradável. Com suas ordens, porém, eles prórpios desencadearam uma revolta. Funcionários entravam na casa dos habitantes e quebravam tudo, com a desculpa de "desimar mosquitos". Essa revolta nos mostra que por mais que o governo pareça ter boas intenções, sempre devemos ficar bem atentos ao que eles realmente querem.

1 comentários:

Monteiro disse...

Falem sobre o Movimento Sanitarista no Brasil!!!!!

Postar um comentário

 

Copyright 2010 ¡viva la revolución, brasil!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.